top of page

"Biodanza, dança da vida"

Biodanza*: é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originárias da vida. A sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras através da música, do movimento e de situações de encontro em grupo.

​

​

Integração Humana: em Biodanza o processo de integração atua mediante estimulação das funções primordiais da conexão com a vida, que permite a cada indivíduo integrar-se a si mesmo, a espécie e ao Universo.

​

Renovação orgânica: é a ação sobre a auto-regulação orgânica, induzida principalmente mediante estados especiais de transe, que activam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e stress.

​

Reeducação afetiva: é a capacidade de estabelecer vínculos com outras pessoas.

​

Reaprendizagem das funções originárias de vida: é aprender a viver a partir dos instintos. O instinto é uma conduta inata, heriditária, que não requer aprendizagem e manifesta-se mediante estímulos específicos, tendo como objectivo conservar e permitir a sua evolução. Os instintos representam a natureza em nós, e sensibilixar-se a eles significa restabelecer a ligação entre natureza e cultura.

​

Vivências integradoras: é uma experiência vivida com grande intensidade no aqui e agora com qualidade ontológica (que projecta-se sobre toda a existência), na Biodanza as vivências são integradoras por que possuem um efeito harmonizador em si mesmas. As vivências na Biodanza estão orientadas para estimular os potênciais das denominadas Linhas de Vivência ( vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência)."

​

*definição extraída do site oficial da IBF (International Biocentric Foundation) https://www.biodanza.org/pt/ (em novembro 2017).

O prefixo “Bio” deriva do termo grego Bios que significa vida.

“Dança” na acepção francesa significa movimento integrado pleno de sentido.

Modelo Teórico de Biodanza
bottom of page